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TDAH - Transtorno de Défict de Atençãoo e Hiperatividade
16/07/2010 - 07h54m
TDAH - Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Antigo DDA – Distúrbio de Déficit de Atenção.
É um transtorno de saúde mental que possui três características básicas como sintoma:
> Desatenção > Agitação > Impulsividade Esse transtorno pode levar a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e/ou social, bem como a um baixo desempenho escolar.
Acreditamos que haja uma necessidade de intervenção precoce para minimizar o impacto negativo que o TDAH traz à vida da criança, dos pais e de seus professores. Em razão de alta comorbidade, os portadores desse transtorno podem vir a manifestarem outros transtornos. Para se ter um diagnóstico de TDAH, constata-se a existência de 18 sintomas, que em conjunto em maior ou menor grau individualmente, forma o transtorno. Podem ocorrer pequenas variações sobre o assunto por conta do uso de critérios da CID-10 e do DSM IV.
Existem patologias onde o diagnóstico é de categoria, ou seja, ou se tem ou não se tem aquela doença, como por exemplo, AIDS. Mas também existem patologias onde o diagnóstico é de dimensão, ou seja, todos têm - o que modifica é o limite de quanto se tem, como por exemplo, diabete e o TDAH.
Todos nós temos momentos de desatenção, momentos onde não escutamos o outro direito, de depressão, mau-humor, de falar demais, de sermos impulsivos, irriquietos, de exageros, a diferença entre a normalidade e a patologia fica na quantidade e na certeza de que isso está trazendo problemas para si, e para os outros que convivemos.
Dr. Paulo Mattos, neuropsiquiatra, autor do livro “No mundo da lua”, que trabalha e estuda o TDAH a mais de 20 anos, diz que o TDAH é o transtorno que traz em si a mais alta carga genética se comparado a outros transtornos “psis” . Descobriu-se por acaso, que ministrando estimulantes, os portadores de TDAH ficavam mais calmos, mais controlados e muitas vezes é essa a prescrição medicamentosa para crianças e adultos, acompanhada de psicoterapia.
A recomendação do tratamento com psicoterapias é generalizada, pois sempre haverá questões agregadas aos portadores de TDAH, como constantes sensações de inadequações, inquietações, baixa auto-estima, ansiedade, baixo limiar de tolerância, o que também acarreta em baixa capacidade de criação e manutenção de vínculos.
Crianças portadoras de TDAH, podem sofrer nas escolas principalmente, de ações de Bullying e nas famílias também não são poucas as possibilidades de estragos, provenientes principalmente da falta de informação e de aceitação do transtorno em si.
A psicanálise oferece um espaço para que os portadores desse transtorno possam ser ouvidos em suas questões mais íntimas e às suas famílias também, pois não se trata de procurar por culpados, mas de reorganizar sentimentos e funcionamentos.
A negação do transtorno não vai resolver o problema, mas agravá-lo com suas conseqüências.
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