Morar bem é... Querer voltar para casa [LUGAR CERTO]
17/06/2010 - 21h23m
Amo ficar em casa. Só quem mora bem quer voltar para casa. Morar bem é fazer dela o seu lar e adorar cada detalhe. É quando você abre a porta e reconhece você e as pessoas de sua família em cada cantinho. Sua casa é seu ninho; tem que sustentar a cara, o cheiro e o jeito dele.
Que cheiro você quer que a sua casa tenha? A minha tem cheiro de flor, café, pão de queijo e bolo. Acho o cheiro fundamental. Ele nos remete a boas lembranças, a momentos e pessoas importantes na nossa vida. Como o cheiro do bolo da casa da avó ou do prato preferido preparado pela mãe no domingo. Na minha casa, escolho a hora de colocar o bolo no forno para o meu marido chegar e sentir o cheiro. Morar bem é investir na qualidade de vida das pessoas que estão a seu lado.
Também adoro o cheiro da limpeza e o das flores. Todas as sextas-feiras vou à Praça das Flores, compro algumas e as coloco em minha casa, para que meu lar tenha sempre esse cheiro.
Valorizar o domingo é morar bem. Faço do almoço de domingo uma ocasião sagrada. É o momento do diálogo, de escutar os entes queridos sobre o que fizeram no sábado e o que farão durante a semana. A cozinha desarma barreiras e marca o sujeito com a boa emoção, o bom sentimento; típico daquele cheiro inesquecível do bolo preparado pela avó. Um encontro de intimidade que não devemos jogar fora por nada.
Morar bem é ter a memória familiar e os melhores momentos de sua vida espalhados em porta-retratos pelos cômodos, convivendo de forma harmoniosa com o jeito como enfeito minha casa. É celebrar o máximo de aniversários possíveis.
Nossa qualidade de vida passa por saber cultivar a arte da boa vizinhança e tolerar o vizinho de coração aberto. Se toda vez que o vizinho faz uma festa você implica, sua vida vira um inferno. É preciso fazer arranjos possíveis e praticar a política da boa vizinhança. Hoje, infelizmente, as casas têm que ter muros, mas os muros são contra os ladrões e não para os vizinhos deixarem de entrar em nossas vidas.
Posso morar bem em qualquer lugar do planeta, porque a melhor morada é a minha mesma. Qualquer gesto que o outro faça, de querer me ensinar, me dar alguma coisa, presente ou informação, recebo muito bem. Lido muito bem com a diferença para que o diferente me some e não me diminua.
E quando as coisas vão mal, morar bem pode ser o diferencial. Às vezes, o caos é inevitável e você pode estar vivendo uma situação terrível no seu emprego ou na faculdade. Mas a sua casa é a sua escolha, seu santuário. Ali, você começa a perceber que é o seu lugar de paz, pois só irá entrar quem você deixar e os assuntos passarão pela sua escolha, assim como as pessoas. Morar bem é saber ver que a sua casa é o seu lugar mais íntimo do mundo.
Eleja um cheiro para sua casa. Chame os amigos para comer uma massa e tomar um vinho. Valorize o ambiente familiar. Qualquer coisa que traga beleza é preciosa. Corra atrás.
* Psicanalista, especializada em atendimento a casais e famílias
Fonte: Lugar Certo
|